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Material Técnico Sobre Técnicas de Despacho Administrativo

Categoria de Material Técnico: Tributação Municipal / Na Área de Técnicas de Despacho Administrativo
Página: ciap.com.br/material/visualizar/id/193

Fonte: Apostila do Curso sobre Técnicas de Despacho Administrativo

Autor: Professor Carlos Antônio de Souza Coelho

1 – Os despachos administrativos são representações gráficas de palavras que buscam representar idéias, pensamentos, sentimentos e opiniões com o objetivo de interagir com o requerido, pedido e despachado. Ao elaborar um despacho administrativo, quem redige deve preocupar-se com a regra básica: despachar com clareza.

2 – Despachar bem significa elaborar um conjunto coerente de palavras e frases, mantendo sequência lógica, sem gerar dúvidas para a sua compreensão. Existem basicamente três estilos de despacho administrativo: despacho narrativo, despacho descritivo e despacho dissertativo.

3 – A estrutura de um despacho administrativo compõe-se de três partes:

3.1 – 1a  Parte – A Introdução: a introdução apresenta a idéia que vai ser discutida (tópico frasal). É o contato inicial do leitor do despacho administrativo com o texto, devendo conter um ou dois períodos. O tópico frasal apresenta-se de várias maneiras: declaração, pergunta, divisão ou citação. Na introdução, o importante é falar sobre o tema do despacho administrativo;

3.2 – 2a  Parte – O Desenvolvimento: é a parte principal do despacho administrativo. É a exposição das idéias, dos argumentos, da originalidade. O desenvolvimento corresponde ao debate do que é proposto pela introdução. É, portanto, a parte mais longa do despacho administrativo. O servidor, ao desenvolver o despacho administrativo, deve evitar muitas idéias, intermináveis argumentos, períodos longos e maçantes; esses elementos, geralmente, podem tornar o despacho administrativo confuso e cansar o leitor do despacho administrativo. O importante é manter a objetividade;

3.3 – 3a  Parte – A Conclusão: é o acabamento do despacho administrativo. Do mesmo modo que não se deve iniciar abruptamente o despacho administrativo, também não se pode acabá-lo de forma abrupta. A conclusão resume todas as idéias apresentadas e discutidas, tomando posição sobre o requerido, pedido e despachado. É, portanto, a comprovação do entendimento levantado na introdução e discutida no desenvolvimento.

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