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Material Técnico Sobre Fiscalização Pedagógica

Categoria de Material Técnico: Fiscalização Tributária / Na Área de Fiscalização Pedagógica
Página: ciap.com.br/material/visualizar/id/199

Fonte: Apostila do Curso sobre Fiscalização Pedagógica

Autor: Professor Carlos Antônio de Souza Coelho

1 – Em um processo de comunicação:

1.1 – O nível de aceitação está vinculado a 3 (três) elementos decisivos: a estabilidade emocional, a autoestima e a demonstração de segurança do fiscal;

1.2 – O grau de rejeição está subordinado a 3 (três) fatores preponderantes: a ansiedade, o medo e o comportamento defensivo do fiscal;

1.3 – Enquanto a estabilidade emocional, a autoestima e a demonstração de segurança propiciam entendimento, desbloqueio, atenção difusa e anuência; a  ansiedade, o medo e o comportamento defensivo proporcionam  desentendimento,  bloqueio, atenção seletiva e resistência;

1.4 – O mecanismo de troca de informações é um intercâmbio de emoções recíprocas;

1.5 – A reação do contribuinte é parte integrante do relacionamento;

1.6 – O fiscal ora é observado, ora é observador;

2 – A falta de motivação, a incapacidade de expressão e a linguagem inadequada, fazem com que a entrevista (abordagem fiscal) – corrente interativa entre entrevistador (fiscal) e entrevistado (fiscalizado) – apresente  dificuldades. As dificuldades apresentadas serão exteriorizadas através de filtragem comunicativa – mecanismo de defesa, esquecimento – força seletiva da memória e carga emocional – bloqueio psíquico.

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