Fonte: Apostila do Curso sobre Fiscalização Pedagógica
Autor: Professor Carlos Antônio de Souza Coelho
1 – Em um processo de comunicação:
1.1 – O nível de aceitação está vinculado a 3 (três) elementos decisivos: a estabilidade emocional, a autoestima e a demonstração de segurança do fiscal;
1.2 – O grau de rejeição está subordinado a 3 (três) fatores preponderantes: a ansiedade, o medo e o comportamento defensivo do fiscal;
1.3 – Enquanto a estabilidade emocional, a autoestima e a demonstração de segurança propiciam entendimento, desbloqueio, atenção difusa e anuência; a ansiedade, o medo e o comportamento defensivo proporcionam desentendimento, bloqueio, atenção seletiva e resistência;
1.4 – O mecanismo de troca de informações é um intercâmbio de emoções recíprocas;
1.5 – A reação do contribuinte é parte integrante do relacionamento;
1.6 – O fiscal ora é observado, ora é observador;
2 – A falta de motivação, a incapacidade de expressão e a linguagem inadequada, fazem com que a entrevista (abordagem fiscal) – corrente interativa entre entrevistador (fiscal) e entrevistado (fiscalizado) – apresente dificuldades. As dificuldades apresentadas serão exteriorizadas através de filtragem comunicativa – mecanismo de defesa, esquecimento – força seletiva da memória e carga emocional – bloqueio psíquico.
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